Monday, September 28, 2009

Programa da SABC3 expõe venda de partes de corpo

O programa premiado Special Assignment “Strong Medicine” da SABC3 feito pela Journeyman Pictures é sobre Inyangas* corruptos que alegaram estar a vender órgãos humanos em Joanesburgo.

A investigação expôs redes de tráfico de partes de corpo humanas em violação da Human Tissues Act (Lei de Tecidos Humanos). As partes do corpo foram vendidas à pessoas desesperadas por curas para doenças e boa sorte financeira.

Um inyanga corrupto foi exposto a trabalhar de baixo de uma ponte em Eloff Street Extension, vendendo o que se acreditava serem partes de corpo humano. O mesmo homem também aparece a apresentar um intermediário na praça de táxis de Faraday, que também tentava vender partes de corpo humano.

Levi Masebe, que trabalha numa funerária em Medunsa na província de North West, também é exposto depois de ele ter vendido duas mãos direitas humanas por R4,000 aos jornalistas.

O programa também conta o caso de uma menina que foi morta pelo seu próprio pai, que se auto-denominava curandeiro, e que a matou à frente da mãe, que disse: "Ele levou-nos para um lugar isolado...onde ele a decapitou e retirou os membros e intestinos e, em seguida, embrulhou-os em um saco plástico. Ele pôs o seu sangue numa cabaça e levou tudo para casa".


*Inyanga: uma pessoa que usa muti para causar danos, lesões, sofrimento, má sorte, curar doenças, proteger contra os maus espíritos e usa misturas de conchas, moedas, ossos, etc, para prever o futuro das pessoas, identificar bruxas, fazer feitiços bons e maus fins (Mpumalanga Witchcraft Suppression Bill, 2007— versão rascunho).

No comments:

Post a Comment